Consumo VS Sustentabilidade: como mudar o paradigma?

Esta deve ser uma das fases da história da humanidade onde mais se consome e onde mais se desperdiça. Paralelamente, fala-se da necessidade de assegurar a sustentabilidade do planeta, no meio de guerras infindáveis que causam prejuízos irreversíveis no ambiente mas, sobretudo, nas pessoas.

Quase parece um contrassenso apelar a um mundo mais sustentável, quando tudo à nossa volta nos impele para o contrário. Mas, pensemos bem, o que se consegue à escala global que não seja imposto e regulamentado? 

Para fugir a um cenário destes, creio que uma mudança de paradigma só se consegue começando por cada um de nós. 

E que tal passarmos a comprar menos e a estar menos dependentes da tecnologia? Não sugiro que deixemos de comprar e de recorrer à tecnologia, mas antes que moderemos o consumo. 

Com um pouco de esforço, conseguiremos mudar os nossos hábitos. Podemos começar pela nossa casa, comprando apenas os essenciais para o dia-a-dia. A tecnologia deve ser usada para tudo o que possa facilitar mas, nos tempos de lazer, podemos ocupar-nos com outro tipo de atividades.

É certo que nos chegam informações e novidades de todos os lados. O ser humano é naturalmente curioso e procura novidade. Mas porque se associa novidade a comprar? 

Pode ser uma novidade começar a fazer caminhadas ao fim do dia, ou receber amigos em casa para um café, em vez de ir tomar fora. 

Uma das críticas que muito escuto das pessoas é que se fala tanto de crise, mas os restaurantes estão sempre cheios. Com efeito, depois da pandemia, parece que sentimos esta necessidade de estar em convívio com os outros. Mas é certo que gastamos muito dinheiro a comer fora. Não é muito sustentável não só para a nossa carteira, mas também para o ambiente, pois desperdiçamos muito mais comida em restaurantes. 

Lanço o desafio de pensarmos um pouco nos nossos hábitos: como poderemos reduzir o nosso desperdício pessoal ou familiar em compras e no uso desmedido da tecnologia? É uma reflexão que requer coragem para decidir mudar alguma coisa. Mas as mudanças, para eficazes, têm de começar por cada um de nós. por outro lado, como eu gosto de dizer, hábitos sustentáveis geram pessoas mais felizes.

Eu já tenho o meu plano em curso. Agora é a sua vez!

 

Comments

Popular Posts